Páginas

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Missão Salvista da Calábria - Itália


Nós, os irmãos salvistas da missão da Calabria, Paróquia São João Batista da pequena cidade de Gizzeria, no nosso contexto missionário procuramos atender aos apelos do povo de Deus, servindo e buscando revelar o rosto de Cristo na Missão, tudo claro dentro da nossa identidade salvista. Nossa bela cidade de Gizzeria é marcada na presença de anciãos em grande parte, mas também em número considerável de jovens e crianças, os quais são representados em graus diversos nos grupos e nas atividades paroquiais.


A Itália possui uma cultura de traços fortes e próprios, dona de uma história marcada pelas dores da guerra, do trabalho em suas "roças", mas com uma tradição sólida, um amor pelo país e uma Fé construída pela vida de grandes santos como São Bento (Patrono da Europa) São Francisco de Assis e Santa Catarina de Sena (Patronos da Itália), São Francisco de Paula (Patrono da Calábria) e São Pio e muitos outros (são muitos mesmo!).

Uma realidade acolhedora e muito convidativa para quem se lança nesse mar chamado missão! Nós os salvistas estamos em solo gizzeroto desde Outubro de 2007 onde, num processo de crescimento, de muitas provações essenciais e importantes, de confiança sobretudo em na Força do Espírito, na força da comunidade cristã e da CARIDADE FRATERNA - esta com letras maiúsculas visto que, nossa missão começa na prática concreta do Amor - dizemos cada dia o nosso "sim" a Deus, desde os primeiros que estiveram aqui até os que hoje compõem a missão (Pe. Sandro, Pe. Moisés, Pe. Henrique e Frt. Luiz Francisco).

A música é um forte instrumento de evangelização


Todos nós podemos colaborar na obra de evangelização, cada um com seus dons naturais e todos "sem exceção" podem ajudar. O intuito não é evidenciar o que se faz, mas o "Por quê" se faz, a obra eclesial sempre visa a salvação das almas. O Senhor Jesus nos salva na oração de quem intercede, no zelo de quem ornamenta ou de quem limpa a Igreja, na voz de quem canta, no exercício dos ministros ordenados, Ele se utiliza de nossas mãos imperfeitas para fazer sua Obra Perfeita.

Me volto agora para quem trabalhar ou pode desenvolver um trabalho com a música na Paróquia, digo não para reduzir tudo à música, mas para ater-me à experiência que Deus me permitiu fazer e, "por que não posso e jamais poderia fazer todos os serviços", somos um corpo e cada membro tem a sua especificidade e área de atuação. Santa Teresinha do Menino Jesus dizia que, no "Jardim do Senhor" se todas as flores fossem rosas, não seria possível ver a beleza do jardim na diversidade de suas cores, isso para falar dos Santos da Igreja, mas sempre, como sabemos, o conjunto faz a diferença e a diferença (quando bem integrada) faz o conjunto. Se vc trabalha com música na sua Paróquia, saiba caro leitor que vc tem em mãos um grande instrumento de evangelização, seja no canto litúrgico (o qual ressalto, porque está ligado com o Mistério Pascal que a Igreja celebra todos os dias na Santa Missa), seja na Pastoral dos Jovens, no Grupo de Oração, na Catequese, enfim, possuímos algo muito importante sem sermos melhores do que aqueles que não o possuem. Depois eu posso em falar de cada uma dessas áreas separadamente.

A música tem sido um dos muitos meios eficazes para se realizar a Evangelização com os jovens e, aqui em Gizzeria não foi diferente, na música temos uma linguagem universal que podemos perfeitamente falar na linguagem evangélica.

A nossa cidade possui um grupo de jovens que compõem a Banda da Cidade, estilo fanfarra, que anima os eventos da Cidade e da Paróquia nas festas do padroeiro, a Paróquia também tem um coro de jovens composto por mulheres. Alguns fratres fizeram trabalhos maravilhosos e que hoje tem dado frutos, um desses, Frater Marco Aurélio, sjs, montou um coro de senhoras para que as Missas diárias pudessem ser cantadas por um grupo de modo simples mas muito organizado, o que foi ótimo porque, fidelíssimas, elas embelezam a liturgia, participam, colaboram, celebram conosco, tornam a Sagrada Liturgia, que por si só já é participativa, ainda mais bela. Na Paróquia também fizemos alguns eventos como o "Concerto de Páscoa", "Gizzeria's Got Talent" onde os jovens fizeram apresentações dos seus talentos dançando, cantando, recitando poemas etc. e a "Cristoteca". Tais iniciativas nos ajudaram a oferecer meios sadios e evangelizadores para um serviço pastoral aos jovens.

Musical: Uma voz no deserto - São João Batista 


Estamos organizando um musical que terá como objetivo a evangelização por meio da história do Patrono da Cidade, isto é, São João Batista. Será um conjunto formado pelos pequenos grupos que formam o grande corpo da Igreja local, coro de adultos e de crianças, os jovens da paróquia, Ação Católica, a Banda da Cidade e demais pessoas da paróquia. Um trabalho comunitário, mãos unidas pelo bem comum e pela causa do Reino. Acontecerá no dia 17 de Agosto no anfiteatro da cidade, peço a oração de todos e prometo que depois postarei as fotos.

Eis o cartaz


Muito obrigado, que Deus abençoe a todos!

Fraternalmente.
Frater Luiz Francisco, sjs



Nenhum comentário:

Postar um comentário